A conexão TDAH – Enxaqueca

Se você ou alguém que você ama foi diagnosticado com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH ou DDA), então você sabe que lidar com a condição apresenta seus próprios desafios únicos. O que você pode não ter percebido, no entanto, é que aqueles que vivem com TDAH também correm um risco maior de sofrer de enxaquecas .

Embora os cientistas ainda não tenham determinado a natureza exata da relação entre TDAH e enxaquecas, parece haver diversas possibilidades viáveis, desde hormônios até genética e a existência de um distúrbio do sono subjacente que pode precipitar ambas as condições.

Este artigo examina a conexão entre TDAH e enxaqueca e fornece estratégias para minimizar seu impacto em sua vida.

A relação entre TDAH, enxaqueca, estresse, sono e ansiedade

Enxaquecas podem ser desencadeadas por estresse e muitas outras coisas.

Se você tem vivido com TDAH, então provavelmente está muito familiarizado com a constelação de comorbidades que tipicamente acompanham o transtorno, incluindo depressão , ansiedade e transtornos do sono . Infelizmente, essas condições também demonstraram precipitar enxaquecas . A interrupção do sono e o estresse são particularmente fortemente associados às enxaquecas.

Por exemplo, pesquisadores mostraram que a apneia do sono e a depressão estão fortemente conectadas . Ao mesmo tempo, sabe-se que tanto os transtornos de humor quanto o sono interrompido precipitam ou pioram os sintomas tanto do TDAH quanto da enxaqueca. Isso resulta em um ciclo vicioso no qual uma rede de comorbidades — transtornos do sono, transtornos de humor, TDAH e enxaqueca — se alimentam e amplificam umas às outras.

No entanto, estudos sugerem que as causas raiz dessas comorbidades podem ser mais complexas, derivadas de uma combinação de fatores fisiológicos e ambientais . Pesquisadores estão atualmente especulando que a fonte dessas condições relacionadas pode estar na incapacidade do cérebro de processar dopamina efetivamente .

Outra ligação entre TDAH e enxaquecas pode ser medicamentos estimulantes tomados para o tratamento dos sintomas de TDAH . Medicamentos estimulantes podem causar uma leve dor de cabeça na parte de trás da cabeça, conforme a dose do medicamento está passando, ou uma verdadeira enxaqueca por toda a cabeça que precipita a interrupção dos medicamentos por causa da dor.

Estratégias simples de gerenciamento de enxaqueca

Embora não haja cura conhecida para enxaquecas, é possível controlar os sintomas. Muitas vezes, os esforços para controlá-la também ajudarão você a mitigar mais efetivamente os sintomas tanto do TDAH quanto das enxaquecas.

Reduzir o estresse

Como a depressão e a ansiedade podem levar ao agravamento de enxaquecas e sintomas de TDAH , tomar medidas para reduzir seu estresse pode ser um primeiro passo crucial. Se você se sentir sobrecarregado e frustrado pela desordem em sua casa, pequenos esforços sistemáticos feitos todos os dias para limpar sua casa diminuirão gradualmente o estresse que pode desencadear enxaquecas ou piorar seus sintomas de TDAH.

Maximize o sono

Os distúrbios do sono estão intimamente ligados tanto às enxaquecas quanto ao TDAH, então tomar medidas para identificar e tratar potenciais problemas de sono pode ser altamente benéfico no gerenciamento dos seus sintomas. Estima-se, por exemplo, que cerca de 18 milhões de americanos tenham apneia do sono, embora milhões possam não perceber.

Existem, no entanto, muitos sinais significativos que podem ajudar você a determinar se está sofrendo de apneia do sono . Isso inclui ronco, fadiga extrema durante o dia, acordar frequentemente à noite e acordar com dor de garganta. Se você suspeita que tem um distúrbio do sono, falar com seu médico ou consultar um especialista em sono pode ser outra estratégia importante para melhorar sua qualidade de vida.

Explore gatilhos, pontos de pressão e tratamentos

Entender e evitar os gatilhos da enxaqueca , como estresse, medicamentos (ou esquecer de tomar os medicamentos) e estímulos sensoriais como o brilho do sol, é uma ótima medida preventiva. No entanto, se você tem enxaqueca, há tratamentos disponíveis. Aprender os pontos de pressão usados ​​para o tratamento da enxaqueca na acupressão e na acupuntura pode trazer alívio, assim como buscar tratamento com especialistas. Evitar gatilhos e usar pontos de pressão também são maneiras eficazes de diminuir os sintomas do TDAH . Se você sofre de enxaquecas agudas, também pode precisar de uma estratégia de tratamento que inclua paracetamol e anti-inflamatórios não esteroides. Sempre procure orientação de um médico ao iniciar qualquer plano de tratamento.

A lição

Nem sempre é fácil viver com uma condição crônica e, para os milhões que sofrem de TDAH e enxaquecas, os desafios de cada novo dia podem ser profundos. No entanto, as comorbidades de TDAH e enxaqueca não precisam privá-lo da qualidade de vida que você deseja e merece. A boa notícia é que, em muitos casos, existem meios eficazes de gerenciar essas condições — e a melhora em uma condição quase sempre leva à melhora na outra.

Sobre Beau Peters
Beau Peters é um profissional criativo com uma vida inteira de experiência em serviço e cuidado. Como gerente, ele aprendeu uma série de truques do ofício que ele gosta de compartilhar com outros que têm a mesma paixão e dedicação que ele traz para seu trabalho. Quando ele não está escrevendo, ele gosta de ler e tentar coisas novas