Os três tipos de TDAH são principalmente hiperativo e impulsivo, principalmente desatento e combinados. Cada apresentação é diferenciada por um conjunto de sintomas comportamentais descritos no DSM-5 que os médicos usam para diagnosticar a condição. Aqui, aprenda esses critérios e como os sintomas se parecem — de severos a leves.
Quais são os três tipos de TDAH?
- TDAH principalmente hiperativo e impulsivo
- TDAH principalmente desatento (anteriormente chamado de DDA)
- TDAH tipo combinado
O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade já foi diagnosticado como DDA ou TDAH . Anteriormente, os sintomas hiperativos e impulsivos eram associados ao termo “TDAH”, enquanto os sintomas de desatenção, como dificuldade para ouvir ou administrar o tempo, eram diagnosticados como “DDA”. Hoje, a condição é simplesmente chamada de TDAH — de acordo com as mudanças no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais ( DSM-V ) 1 — e os pacientes são diagnosticados com uma das três apresentações.
O que significam os três tipos de TDAH?
TDAH tipo hiperativo e impulsivo
Pessoas com TDAH hiperativo sentem a necessidade de movimento constante. Elas frequentemente se agitam, se contorcem e lutam para permanecer sentadas. As crianças frequentemente parecem agir como se fossem “movidas por um motor” e correm excessivamente. Pessoas de todas as idades podem falar sem parar, interromper os outros, soltar respostas e lutar com o autocontrole. Este tipo de TDAH é mais reconhecível e mais frequentemente diagnosticado em crianças e homens.
TDAH tipo desatento
Pessoas com TDAH desatento cometem erros descuidados porque têm dificuldade em manter a atenção, seguir instruções detalhadas e organizar tarefas e atividades. Elas têm memória de trabalho fraca, são facilmente distraídas por estímulos externos e frequentemente perdem coisas. Esse tipo de TDAH é mais comumente diagnosticado em adultos e meninas, e era conhecido anteriormente como DDA.
TDAH tipo combinado
Pessoas com TDAH do tipo combinado demonstram seis ou mais sintomas de desatenção e seis ou mais sintomas de hiperatividade e impulsividade.

Hoje em dia, os profissionais médicos testam os sintomas de TDAH explicados abaixo e definem melhor os diagnósticos de TDAH quantificando a gravidade como leve, moderada ou grave.
Como os três tipos de TDAH são diagnosticados?
Os médicos usam os sintomas descritos no DSM-V para identificar o TDAH. O DSM-V lista nove sintomas que sugerem TDAH Primariamente Hiperativo e Impulsivo, e nove que sugerem TDAH Primariamente Desatento. 2
Um clínico pode diagnosticar uma criança com TDAH somente se ela apresentar pelo menos seis dos nove sintomas de uma das listas abaixo e se os sintomas forem perceptíveis por pelo menos seis meses em dois ou mais ambientes — por exemplo, em casa e na escola.
Além disso, os sintomas devem interferir no funcionamento ou desenvolvimento da criança, e pelo menos alguns dos sintomas devem ter sido aparentes antes dos 12 anos. Adolescentes mais velhos e adultos podem precisar demonstrar apenas cinco desses sintomas em vários cenários.
TDAH tipo hiperativo e impulsivo: sintomas
Um médico diagnosticará pacientes com TDAH do tipo hiperativo e impulsivo se eles se enquadrarem em 6 das 9 descrições abaixo:
- Frequentemente mexe ou bate as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira.
- Frequentemente sai da cadeira em situações em que se espera que ele permaneça sentado (por exemplo, sai do seu lugar na sala de aula, no local de trabalho ou em outras situações que exijam que ele permaneça no mesmo lugar).
- Frequentemente corre ou escala em situações em que isso é inapropriado. (Observação: em adolescentes ou adultos, isso pode se manifestar como sensação de inquietação.)
- Muitas vezes, não consegue brincar ou se envolver em atividades de lazer em silêncio.
- Está frequentemente “em movimento”, agindo como se estivesse “movido por um motor” (por exemplo, não consegue ficar parado — em restaurantes ou reuniões, por exemplo — por muito tempo sem desconforto significativo; outros podem dizer que o paciente está inquieto, inquieto ou é difícil de acompanhar).
- Fala excessivamente com frequência.
- Frequentemente responde abruptamente antes que a pergunta seja concluída (por exemplo, completa as frases das pessoas).
- Frequentemente tem dificuldade em esperar sua vez (por exemplo, enquanto espera na fila, enquanto fala em conversas).
- Frequentemente interrompe ou se intromete na vida dos outros (por exemplo, se intromete em conversas, jogos ou atividades; pode começar a usar as coisas de outras pessoas sem pedir ou receber permissão; para adolescentes e adultos, pode se intrometer ou assumir o controle do que os outros estão fazendo)
TDAH tipo desatento: sintomas
Um médico diagnosticará pacientes com TDAH do tipo desatento se eles se enquadrarem em 6 das 9 descrições abaixo:
- Frequentemente não presta atenção aos detalhes ou comete erros por descuido em trabalhos escolares, no trabalho ou durante outras atividades (por exemplo, ignora ou deixa passar detalhes, entrega trabalhos imprecisos).
- Frequentemente tem dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas (por exemplo, tem dificuldade em manter o foco durante palestras, conversas ou leituras longas).
- Muitas vezes parece não ouvir quando lhe falam diretamente (por exemplo, a mente parece estar em outro lugar, mesmo na ausência de qualquer distração óbvia).
- Frequentemente não segue instruções e não termina trabalhos escolares, tarefas domésticas ou deveres no local de trabalho (por exemplo, começa tarefas, mas rapidamente perde o foco e se distrai facilmente).
- Frequentemente tem dificuldade em organizar tarefas e atividades (por exemplo, tem dificuldade para gerenciar tarefas sequenciais, manter materiais e pertences em ordem, organizar o trabalho, administrar o tempo e cumprir prazos).
- Frequentemente evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exigem esforço mental contínuo (por exemplo, trabalhos escolares ou de casa; para adolescentes mais velhos e adultos, isso pode incluir preparar relatórios, preencher formulários e revisar artigos longos).
- Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (por exemplo, materiais escolares, lápis, livros, ferramentas, carteiras, chaves, papéis, óculos, celulares).
- Muitas vezes se distrai facilmente com estímulos estranhos (para adolescentes mais velhos e adultos, isso pode incluir pensamentos não relacionados).
- É frequentemente esquecido em atividades diárias (por exemplo, fazer tarefas, recados; para adolescentes mais velhos e adultos, isso pode incluir retornar ligações, pagar contas, comparecer a compromissos).
TDAH tipo combinado: sintomas
Um médico diagnosticará pacientes com este TDAH de Tipo Combinado, se eles atenderem às diretrizes para TDAH Primariamente Desatento e TDAH Primariamente Hiperativo-Impulsivo. Ou seja, eles devem exibir 6 dos 9 sintomas listados para cada subtipo.
Como são os três tipos de TDAH na vida cotidiana?
Os critérios no DSM-V ajudam os médicos a avaliar quais pacientes têm TDAH, mas às vezes eles falham em capturar todas as maneiras pelas quais os sintomas se manifestam na vida diária. Use essas descrições para entender como cada tipo de TDAH se parece em crianças e adultos com a condição.
TDAH tipo hiperativo e impulsivo: sintomas diários
O TDAH do tipo hiperativo é o estereótipo que a maioria das pessoas imagina quando pensa em TDAH: um garoto, pulando nas paredes e interrompendo o professor no meio da frase. Esse tipo de TDAH é bem fácil de identificar.
Sintoma de TDAH hiperativo: inquietação
Uma criança com TDAH hiperativo frequentemente se agita ou bate as mãos e os pés, ou se contorce na cadeira. Essa criança pode cair da cadeira com mais frequência do que os colegas. Elas frequentemente sentem a necessidade de pegar tudo e brincar com isso. Um adulto pode estar se mexendo na cadeira ou mexendo em papéis durante reuniões de trabalho. Se você disser para eles “ficarem parados”, eles podem achar mentalmente doloroso e fisicamente desconfortável fazer isso — seu cérebro hiperativo está pronto para pular para a próxima coisa.
Sintoma de TDAH hiperativo: Inquietação
Mesmo quando esperado que permaneçam sentados, crianças e adultos com TDAH hiperativo frequentemente se levantam e se movimentam. Uma criança pode se afastar da mesa da sala de aula no meio de uma aula ou quando está sentada em um restaurante, ou um adulto pode sair do escritório, de uma reunião ou de um posto designado no trabalho antes do esperado.
Uma criança pequena com TDAH hiperativo também costuma correr por aí, bater em paredes e móveis ou subir em coisas. Elas costumam ser descritas como “saltadoras” ou agindo como o famoso personagem da série Ursinho Pooh, Tigrão. Em adolescentes e adultos, essa inquietação é mais provavelmente um sentimento interno do que uma hiperatividade física externa do TDAH .
Sintoma de TDAH hiperativo: barulhento
Crianças e adultos com TDAH hiperativo geralmente cantam ou cantarolam, ou até mesmo falam sozinhos. Eles podem falar alto e frequentemente não conseguem ser ativos silenciosamente.
Sintoma de TDAH hiperativo: falador
“Ele nunca para de falar!” Um indivíduo com TDAH hiperativo pode falar quase constantemente e ser conhecido como “boca motora”.
Sintoma de TDAH hiperativo: reações impulsivas
Crianças hiperativas podem ser aquelas que respondem abruptamente na sala de aula antes de serem chamadas, revidam imediatamente quando são desrespeitadas no parquinho ou terminam as frases de outras pessoas.
Sintoma de TDAH hiperativo: luta para esperar sua vez
Indivíduos com TDAH hiperativo podem ter dificuldade em esperar sua vez em diversas situações — conversando, jogando, respondendo a uma pergunta em sala de aula e muito mais.
Sintoma de TDAH hiperativo: perturbador
Crianças e adultos hiperativos interrompem ou se intrometem nos outros. Eles parecem falar por cima dos outros e se inserem em conversas ou atividades às quais não pertencem. Uma criança pode começar a brincar com o brinquedo de outra pessoa sem pedir permissão primeiro, por exemplo.
TDAH tipo desatento: sintomas diários
O paciente estereotipado com TDAH é um garoto de 9 anos que adora pular de coisas perigosamente altas e nunca se lembra de levantar a mão na aula. Na realidade, apenas uma fração das pessoas com TDAH se encaixa nessa descrição. Crianças com sintomas hiperativos de TDAH são difíceis de ignorar. As que saltam das cadeiras ou fazem palhaçadas pelas costas do professor são as primeiras a serem avaliadas e diagnosticadas com TDAH.
Enquanto isso, os alunos com TDAH desatento (predominantemente meninas) estão olhando calmamente pela janela para um pássaro enquanto seu trabalho fica inacabado. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental, os sintomas de desatenção têm muito menos probabilidade de serem reconhecidos por pais, professores e profissionais médicos, e indivíduos com TDAH do tipo desatento raramente recebem o tratamento de que precisam. 3 Isso leva à frustração acadêmica, apatia e vergonha indevida que podem durar a vida toda. Este é um grande problema.
O TDAH desatento é frequentemente descrito como comportamento apático e espacial em crianças, ou transtornos de humor/ansiedade em adultos. Pessoas com essa forma de TDAH frequentemente perdem o foco, são esquecidas e parecem ter problemas para ouvir.
Sintoma de TDAH desatento: erros descuidados
Uma criança com TDAH desatento pode passar correndo por um teste, errando perguntas cujas respostas ele sabe ou pulando seções inteiras na pressa. Um adulto pode deixar de revisar cuidadosamente um documento ou e-mail no trabalho, atraindo atenção indesejada e constrangimento. Se você diz a si mesmo para desacelerar e prestar atenção, mas acha mentalmente doloroso e fisicamente desconfortável fazer isso, isso pode ser um sinal de TDAH desatento. Seu cérebro está doendo para pular para a próxima coisa e, no final das contas, você simplesmente tem que ceder.
Sintoma de TDAH desatento: Período de atenção curto
Trabalhos de classe inacabados, projetos de arte pela metade e tarefas de leitura incompletas são todos sinais característicos de problemas de atenção em alunos. Adultos com TDAH desatento desprezam reuniões de trabalho chatas 10 vezes mais do que seus colegas, e precisam estar mascando chiclete, tomando café ou até mesmo de pé durante as reuniões para sustentar sua atenção durante todo o tempo.
Sintoma de TDAH desatento: habilidades auditivas deficientes
Alunos com TDAH desatento geralmente recebem cerca de metade das instruções transmitidas a eles verbalmente — se tanto. Seus cadernos estão cheios de mais rabiscos do que notas, e eles podem precisar gravar e ouvir palestras várias vezes para absorver todas as informações. Adultos não se dão bem em coquetéis. Eles interrompem as histórias dos outros com suas próprias anedotas, nunca lembram nomes e se desligam na metade de cada conversa. Se você está constantemente sendo questionado, “Você não estava ouvindo?” ou, “Por que estou desperdiçando meu fôlego?” isso pode ser um sinal de que você tem TDAH desatento.
Sintoma de TDAH desatento: sem continuidade
Para crianças e adultos, o TDAH desatento pode se manifestar como um milhão de pequenos projetos — iniciados, mas nunca concluídos — espalhados pela casa em estados de desordem. A horta que foi plantada, mas nunca regada. O novo sistema de organização que foi montado, mas nunca usado. A partitura abandonada para as aulas de piano iniciadas e depois abandonadas após alguns meses difíceis. Se você adora planejar e iniciar projetos, mas se distrai e deixa um rastro de promessas não cumpridas em seu rastro, isso pode ser um sinal de TDAH desatento.
Sintoma de TDAH desatento: Desorganização
Perdeu seu telefone de novo? Suas chaves? Aquele relatório que vence amanhã? Como frequentemente pensamos em outra coisa quando estamos anotando coisas importantes, adultos desatentos são propensos aos piores sintomas característicos do TDAH de desorganização. Nossas casas, carros e espaços de trabalho muitas vezes parecem que um tornado os atingiu — o que pode encher adultos desatentos com uma quantidade paralisante de vergonha quando os comparam com os outros.
Sintoma de TDAH desatento: “Preguiça” ou “Apatia”
“Ele poderia prestar atenção se tentasse.” “Ela simplesmente não é dedicada — é por isso que ela perde tantos prazos.” Infelizmente, os sintomas de desatenção às vezes nos fazem parecer preguiçosos ou indiferentes, especialmente se o TDAH não for diagnosticado ou não tiver sido divulgado. Sem tratamento, estamos propensos a perder empregos e amigos — ou até mesmo desenvolver uma persona dura e amarga como mecanismo de defesa. Se todos o rotularam como preguiçoso durante toda a sua vida, é fácil começar a se ver dessa forma também.
Sintoma de TDAH desatento: Síndrome do Triângulo das Bermudas
Todo mundo perde as chaves do carro ou o celular de vez em quando. Pessoas com TDAH desatento contam histórias sobre encontrar seus óculos no congelador e as ervilhas congeladas na bolsa. Elas tendem a perder as coisas essenciais de que precisam para viver — chaves, carteira, mochila, equipamento esportivo — diariamente. Se você descobriu que precisa de uma “plataforma de lançamento” perto da porta para garantir que não esqueça seu celular e não consegue viver sem o dispositivo localizador preso ao seu chaveiro, isso pode ser um sinal.
Sintoma de TDAH desatento: Distração
Adultos desatentos com TDAH são sonhadores, rabiscando em suas anotações durante uma reunião importante ou estudando uma mosca na parede enquanto seus cônjuges perguntam sobre contas. Frequentemente apelidados de “cadetes espaciais” ou descartados como instáveis, muitas pessoas interpretam mal a falta de foco do indivíduo desatento como falta de interesse — e podem ficar frustradas com sua incapacidade de prestar atenção, especialmente quando é importante que o façam.
Sintoma de TDAH desatento: esquecimento
Quantas vezes você perdeu uma consulta médica ou odontológica agendada no último ano? Inadvertidamente deixou amigos esperando no almoço? Entrou em uma teleconferência 20 minutos atrasado porque esqueceu completamente? Essas são ocorrências comuns para adultos com TDAH desatento, que lutam para pagar contas em dia, responder mensagens de amigos e enviar cartões de aniversário em dia. Isso pode ser percebido como grosseria ou preguiça, mas esse comportamento raramente é feito de propósito.
TDAH tipo combinado: sintomas diários
Pessoas com TDAH do tipo combinado apresentam pelo menos seis das características diárias dos tipos desatento e hiperativo.
Se você acha que tem um dos três tipos de TDAH acima, você deve consultar um profissional médico para um diagnóstico oficial.
